Home > Budismo > Áudio e vídeo > Tendrel > Problema do mal no budismo? Não.
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Problema do mal no budismo? Não.
Sem um criador e sem uma ignorância com qualquer tipo de existência além de meras formações adventícias, como pode haver um mal verdadeiramente existente?
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
Seriam os reinos budistas apenas metáforas?
Muitas vezes os professores do darma, em particular no ocidente, adotam uma interpretação psicológica quanto aos elementos budistas menos palatáveis ao gosto moderno, principalmente quando tais aspectos parecem desafiar as superstições materialistas prevalentes. Mas é mesmo preciso acreditar na existência efetiva de vários céus e infernos para praticar o darma? Os reinos de sofrimento, as terras puras e seus habitantes realmente existem de acordo com as expectativas e valores da Índia medieval — rios de lava ou leite com mel, palácios e adereços próprios das monarquias védicas, e criaturas tais como yakshas, rakshasas, gandarvas, nagas e pretas?

O tempo não faz sentido
O conceito de tempo possui vários sentidos, alguns deles contraditórios entre si. Para o budismo, o tempo só possui existência relativa.

Qual o sentido do termo ‘darma’?
O ensinamento, fenômeno, coisa, método, lei, costume, o que está de acordo com a vontade de deus? Qual a definição própria do budismo?

Definitivo, relativo e interdependência
A interdependência, se reconhecida em sua verdadeira natureza, é a própria expressão do darma no mundo, ou ao menos a tomada das rédeas perante as verdadeiras causas da felicidade e do sofrimento -- isto é, podemos encontrar a felicidade porque conhecemos sua causa verdadeira, a saber, a prática da virtude. Porém, quando não reconhecida, ela é a fonte da experiência que chamamos de “samsara”. Resposta a inquietações causadas pelo vídeo anterior, “Vacuidade e interdependência”.
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